sexta-feira, 14 de junho de 2013

Sobre Simplicidade Voluntária... Consumo!

Lendo o livro " Simplicidade Voluntária" de Duane Elgin, me deparei com a seguinte frase:

"Use até o fim, gaste até o fim, faça com que sirva ou passe sem isso" ( puritanos da Nova Inglaterra)

Segundo o livro, os puritanos também defendiam o caminho do meio; segundo sua filosofia, não devemos desejar mais bens materiais além daqueles que podemos efetivamente usar.

Eu costumo "usar as coisas até o fim", ou pelo menos até que ainda sejam funcionais, outras vezes, antes de sair comprando, faço com que outro objeto que já possuo "sirva" para tal função dando um novo uso para ele.

Ex: tenho toalha de mesa que virou cortina, cestinho de vime que virou criado-mudo, puff que virou guarda-cobertor, colcha que virou tapete...

... Enfim... Sempre olho os objetos com " outros olhos"...rs... Porém mesmo assim, muitas vezes não encontro solução e tenho que comprar algo novo, pois em alguns casos, não posso "passar sem", ( na verdade eu posso, mas marido nããão e dessa vez não vou ser radical)

Foi o caso desse escorredor de louça, que deixou de ser funcional, quando suas astes que seguravam os pratos, se soltaram.

Encontrei um novo modelo, dobrável e que já tem o escorredor de talheres, detalhe que fazia muita falta no antigo.

Aqui no prédio temos coleta seletiva e meu antigo escorredor já foi devidamente descartado.












5 comentários:

  1. Amei, de verdade. Gosto de usar as coisas até o fim. Canetas, jogo fora com prazer, quando se acabam. Cadernos também, gosto de escrever, anotar tudo. Roupas são reaproveitadas, viram panos de limpeza descartáveis. Batom, uso com cotonete cortado ao meio para aproveitar até o final. Shampoo e creme somente um na reserva sem uso, para substituir e assim por diante. Penso que pessoas organizadas não desperdiçam! beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Paula, é a Vi, evito acumular, e uso bastante, acho que aprendi isso porque nunca fui rica, então só tinha essa opção,talvez se fosse diferente fosse uma consumista inveterada..kkk
    gostei desse escorredor o nosso esta velhinho, tá precisando ser trocado.
    Muitos beijos,Vi

    ResponderExcluir
  3. Antigamente eu chegava a utilizar esse escorredor velho para algo, nem que fosse para pendurar algo ou plantar umas plantas! Hoje em dia faço questão de não me pôr a inventar demais dado que procuro ter apenas o essencial em casa :)

    ResponderExcluir
  4. OI,PAULINHA! Sempre aprendo com vc! Graças aos seus ensinamentos, doei quase um guarda-roupa... desapego. E fiquei mto feliz com o que fiz!!! O que não dá mais pra ser aproveitado, vai pra reciclagem!!!
    bjimmmm

    ResponderExcluir

Deixa que digam... Que pensam, que falem... Deixa isso pra lá,vem pra cá,o que é que tem? E eu não tô fazendo nada, nem vc tb... Faz mal bater um papo assim gostoso com alguém?