sábado, 27 de julho de 2013

Sobre decoração minimalista...Hotel e pousada!

As fotos abaixo,no fim do post,são de um quarto de hotel na Ilha de Mykonos - Grécia.

Minha mãe passou uns dias aqui comigo e tenho certeza que voltou chocada para seu "Lar Doce Lar"...rs... Fácil de entender: Ela, uma acumuladora compulsiva e eu uma minimalista compulsiva...rs

Tentei de todas as maneiras explicar o porque de um modo de vida tão diferente do dela, mas acho que nenhuma explicação a fez sossegar.

Ela encontrou armários completamente vazios, gavetas sem tralha, uma casa clean,sem objetos de decoração, poucos móveis, nenhum quadro... Enfim... Uma casa minimalista.

Sei que ela gostou de ficar por aqui,pois a cada dia se sentia mais a vontade e como ela mesma disse:" De férias realmente...Como se estivesse em um hotel".

Ha...ha!... Cheguei no ponto que queria! 

Eu sempre fiquei maravilhada com as decorações dos quartos de hoteis ... desde criança. Havia alguma coisa naquela atmosfera que me atraia muito. Agora eu sei o que era... A falta de badulaques, a simplicidade na decoração e principalmente a funcionalidade das coisas. Até hoje é assim, eu amo me hospedar em hoteis e pousadas! Na verdade,cuido da minha casa,como se fosse gerente de um hotel...rs... Porém de um hotelzinho bem charmoso...rs

Pense... Tudo que vc encontra em um quarto de hotel ou de uma pousada, tem um propósito definido: uma cama, uma cadeira,uma prateleira,uma mesinha, um frigobar. Nada está lá por estar. 

A decoração tem que ser simples, para que as arrumadeiras não encontrem dificuldade em realizar o seu trabalho, os móveis e objetos estão ali para serem usados e não admirados. 

Você pode usar, fazer bom proveito, mas eles não são seus... Um dia você vai embora e eles ficarão a disposição de uma outra pessoa que chegará, depois de sua partida. Interessante né?! Me faz pensar...Praticamente uma filosofia de vida! ( e não é assim que a vida é?)

Eu viveria num hotel tranquilamente...rs...Ainda mais se fosse em um quarto como esse abaixo...rs...E você?! Serei eu uma pessoa muito radical? A pergunta que não quer calar...rs




9 comentários:

  1. Oi Paula...eu ameiii seu blog.achei a pouco tempo e li ele todinho!! Mto mtooo inspirador.MESMO!! Alias vc escreve tao bem..tem um censo de humor incrivel.parabens.sou sua seguidoooora!! Rs....agora uma coisa eu queria...perder o medo da panela de pressao...iria simplificar mto a minha vida.tenho um marido acumulador..eutbm acumulo sem querer (sou artesa) e dois filhos..umma menina de dois anos e um bebe de um mes...fica dificii destralhar assim neh?? Coisas de crianca ocupam mto espaco! Bem..continue a escrever to amando seu blog.bjs.sou Luisa do blog: queroeprecisoescrever.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha mais nova amiga!

      Já fui ao seu blog e fiquei muito feliz em saber da chegada de mais um anjinho na terra. Deixei lá meus votos de eterna felicidade e deixo aqui tb...rs...parabéns!

      Eu uso muito a panela de pressão mas confesso que tenho medo tb...rs... Troco sempre a borracha e limpo bem os furinhos do pino...sempre!

      Olha...Realmente destralhar com muita gente em casa não é tarefa fácil. Quanto mais gente...pior...rs... É difícil para elas aceitarem um modo de vida tão diferente,né?! Todo mundo quer comprar e comprar, sem parar e nós queremos destralhar e destralhar sem parar! Isso sem falar no marido acumulador...aff

      Hoje em dia, sempre penso antes de comprar qualquer coisa, onde guardarei e na maioria das vezes percebo que não tenho lugar disponível. É um bom exercício, viu?!

      Boa sorte amiga! ...um beijinho

      Excluir
  2. Paula, eu não viveria bem num ambiente assim, porque adoro cor e sinto falta de pelo menos alguns elementos coloridos. O meu quarto é branco, amplo e relativamenre minimalista, mas a luminária é um grande ponto focal vermelho e temos tambem uma cômoda que serve de sapateira que é vermelha. Tenho alguns enfeites sobre essa cômoda, mas nada exagerado; a maior parte desses objetos são artesanatos mineiros coloridos. Eu gosto de ambientes com poucas coisas, mas gosto de cor e de um ambiente suficientemente flexível que tolere que alguns objetos estejam expostos. Aquela coisa de manter o ambiente impecável me dá um certo nervoso, sabe? Acho que não tem nada de mal em você gostar de ambientes como o desse hotel; isso tem a ver com seu minimalimso mas também com suas preferências estéticas. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina querida!

      Eu vi o seu quarto no seu post e achei muito aconchegante. Tb gosto muito de acrescentar pontos coloridos na decoração,sabe?! Na maioria das vezes opto pelo vermelho ou amarelo, acho que iluminam o ambiente na hora. Muito provavelmente quando estivesse morando nesse quarto todo clean, daria meu toque pessoal, traria frutas, flores e velas, que são meus " adornos" preferidos!!

      Beijos

      Excluir
  3. Oi Paulinha!

    Adorei sua definição sobre o seu minimalismo, como um hotel! Perfeita.
    Realmente, acho que esse deveria ser o nosso propósito nesta vida. Afinal pra que juntar tanta coisa? E quarto de hotel é tão gostoso, né? Mas será que não fica muito frio? Será que não falta uma certa personalidade? Acho que a maioria gosta de "imprimir" a sua "marca". Você já sabe que seria difícil para mim, por tudo que já comentei aqui, mas cada vez que leio seus posts me ponho a pensar nisso...

    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga vizinha...rs

      Realmente esse é o ponto: Pra que juntarmos tanta coisa?

      Tem tb a questão de não levarmos nossas tralhas para hoteis e pousadas,né? Diferentemente de quando mudamos de casa, quando enfrentamos tantas dúvidas com relação ao que vai ou ao que fica, quando nos hospedamos em hoteis e pousadas, só levamos conosco o que vamos efetivamente usar e isso é muito gostoso,né?!

      Com relação a imprimirmos nossa marca no ambiente, se fosse morar realmente em uma pousada ou em um quarto como esse, com certeza depois de um tempo, ele já teria " minha carinha" e meu perfume...rs... Amo acender insenços e velas e sempre tenho uma " Gérbera" em um vasinho!

      Beijinhos

      Excluir
  4. Oi Paula este quarto de hotel é incrível! Eu viveria aí sim. É lindo, prático e tem alguém para limpá-lo, perfeito. :)
    A minha mãe também não entende por estou me desfazendo das coisas e deixando a casa mais livre. E também não entendi porque não quero mais trocar de carro e nem andar toda arrumada.
    Acho que aos poucos elas vão percebendo as mudanças e quem sabe até comecem a mudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incrível mesmo né?! Já imagino a vista da janela... Ilha na Grécia!!!...rs

      É complicado para qualquer pessoa aceitar esse nosso jeito minimalista de ser...rs... Imagine pra nossas mães...hahah

      Eu tenho certeza de que a minha, ficou com vontade de destralhar tb, sabe? Pelo menos de fazer uma bela faxina! Saberei logo,logo, quando for visita- la. O importante é que ela se sentiu muito confortável aqui no meu " lar doce minimalista lar" ...rs

      Beijos e boa sorte no destralhe!!

      Excluir
  5. Uma reflexão ao mesmo tempo simples e profunda. Gratidão!

    ResponderExcluir

Deixa que digam... Que pensam, que falem... Deixa isso pra lá,vem pra cá,o que é que tem? E eu não tô fazendo nada, nem vc tb... Faz mal bater um papo assim gostoso com alguém?