domingo, 21 de julho de 2013

Sobre destralhar... Projeto 10 itens!

Acabei de ler o post da Marina, do blog " Um ano sem compras", sobre a angústia de destralhar objetos que trazem lembranças...aff...complicado!

Ela diz que em visita a casa dos pais, se depara com seus pertences do passado, e sofre ao tentar se desfazer desses objetos, pois tem a impressão de estar se desfazendo de parte de sua história de vida.

Eu entendo perfeitamente tal sentimento e estou chegando num ponto de destralhamento, muito delicado tb. Continuo com meu projeto de destralhar 10 objetos ( semanalmente... agora) e já me vi, devolvendo itens, que havia destinado à doação,para poder pensar melhor, sobre sua importancia.

Outro dia disse à minha filha, que desse uma olhada na caixa de doação,pois os objetos estavam cada vez melhores, mais úteis e bonitos, e de fato, ela quis para ela, duas fronhas em ótimo estado e uma cestinha organizadora.

Falta pouco para que me depare com objetos de valor afetivo. No ano passado, me desfiz de todos os meus diários. Lia e ia rasgando página por página, as vezes rindo, as vezes chorando. Ao final, um sentimento de paz enorme, tomou conta de mim! Selei a paz com meu passado e deixei de fazer "auditoria" de minha vida. O que passou...passou e de nada adianta saber detalhes de emoções vividas no passado. Na maioria das vezes foi até angustiante, pois se o fato narrado era triste, sofri novamente ao recordar, se era muito feliz, senti a tal melancolia, isso sem mencionar o fato de me pegar avaliando a situação vivida na época, com a opnião que tenho hoje em dia sobre as coisas,pessoas etc.

Ainda tenho uma caixa com objetos de valor sentimental e afetivo, denominada "Museu Familiar". São objetos "raros" que herdei, e que fizeram de mim,uma verdadeira guardiã! Daqui algum tempo, passarei a caixa e o cargo para meus filhos, não sem antes contar a história de cada objeto guardado, e aí... Eles decidem.

Por enquanto vou me desfazendo de itens que perderam a funcionalidade para o momento que vivo agora, mas que podem ser úteis para uma outra pessoa.


 

8 comentários:

  1. Paula, obrigad pela referência ao meu post e por também escrever sobre assunto delicado. Eu cheguei num ponto em qur praticamente tudo que destralho é algo bom que outra pessoa pods realmente querer. E tenho destralhado coisas bonitas, o que é difícil.

    Achei ótimo você ter falado dos diários porque grande parte do conteúdo do baú é de diarios que escrevi entre os meus 7 e 18 anos. E sao bem escritos, sabe? São uma leitura interessante...

    A minha mãe se desfez de todos os diários dela quando se casou. Ela queimou todos eles e sempre me fala de como se arrependeu disso e de como gostaria de tê-los guardado para mim. E, sabe? Eu gostaria mesmo de poder ler os escritos dela... eu, que não tenho filhoa e nesse momento não acredito que um dia os terei, guardo os diários porque na minha cabeça eles são um tipo de documento. Não estou pronta para me desfazer deles ainda, mas espero que um dia, talvez dentro de uma década, isso aconteça.

    Eu tenho uma caixa de lembranças em Curitiba, mas ela é minúscula e precizaria ser maior. Esse baú com os diários acho que ficará aqui na casa dos meus pais mesmo; eles dizem que gostam do baú e que eles nao os atrapalha. Por enquanto é o que consigo fazer, sabe?

    Mas estou me desfazendo de todos os livros que não amo e de muitas outras lembranças que viviam nesse mesmo baú, todaz muito carregadas emocionalmente. Eu venho fazendo isso há vários anos já...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Paulinha!

    Ainda é cedo para me desfazer de tanta coisa assim como você, mas vou tentando ainda que a passos curtos.
    Também tive diários e também fui lendo e rasgando as páginas para jogar fora, porém não resisti e guardei algumas páginas soltas, são principalmente de coisas que não me lembrava mais, mas que ainda podem ser úteis como detalhes sobre resolução sobre documentos etc.
    Mas é bem difícil...
    Acredita que acabei doando uns cachecóis semana passada? rsrsrs Esse tempo anda meio maluco mesmo!

    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  3. Também foi lendo o blog da Marina que há 6 meses venho destralhando, eu que pensava que não tinha nenhum apego com o passado, porque joguei fora meus dois albuns do primeiro casamento que acabou, foi um tempo lindo e essa beleza fica na memoria não em imagens, mas ainda guardava muita coisa, esse mes foram 5 caixas para uma comuniade do interior do sertão paraibano. De panelas de pressão de 10 lts (moro só) a lençois, eedredons, toalhas, só fiquei com o que uso constantemente. espero nos ajudar a destralhar e trazer novas energias pra nossa vida e dos nossos, bjus da sua mais nova seguidora.

    ResponderExcluir
  4. PAULINHA, A DESTRALHADORA QUE ME ENSINOU A ARTE DO DESAPEGO!!!
    MENINA, JÁ ME DESAPEGUEI TANTO!!! AS VEZES PROCURO ALGO E NÃO ENCONTRO E LEMBRO: DOEI!!! DEZ PRA MIM!!! DEZ PRA PAULINHA QUE ME ENSINOU!!!


    BJSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  5. Oi Paula,
    Muito bacana, lendo seu blog e do Marina, comecei a destralhar a minha casa, e agora estou num processo de destralhar o emocional mesmo.
    Eu tive diários e joguei fora quando me casei e sai da casa da minha mãe, eu fui lendo e rasgando página por página. É muito difícil destralhar objetos pessoais, mas por outro lado, para mim é como fichar um ciclo. É como deixar o passado para trás e seguir adiante. bjs

    ResponderExcluir
  6. Ando me desapegando de tudo que não uso. Ou faço doação, ou vendo ou jogo no lixo. Também rasguei todos os meus diários, nada de lembrar do passado, já não posso fazer mais nada com ele. Quero mais espaço em minha casa e para isso o destralhamento está sendo constante aqui em casa.
    Estava pensando em fazer um mês sem compras, parecido com seu propósito, mas não sei se consigo... Mesmo assim vou tentar neste próximo mês.

    Beijos,
    Josy Santos
    http://muraldajosy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Sabe que eu passei por isso esses dias? Minha mãe me veio com uma caixa de coisas minhas para decidir o que fazer. Pois não é que chegou uma hora que eu simplesmente me dei conta do quanto eu tava sofrendo de reler e comecei a rasgar tudo sem olhar?Foram três agendas/diários para o lixo, literalmente!

    ResponderExcluir
  8. Paula...achei seu blog agora_a pouco e amei!! Mto..mto inspirador..li tudinhooooo.amei de verdade.e ja escrevi tres coments do celular mas sumiram.affff....vou me inspirar neste cantinho aqui pra continuar a destralhar ca por casa.parabens pelo blog e por tudo o que vc conseguiu ate aqui.bjs.luisa.do blog (queroeprecisoescrever.blogspot.com)

    ResponderExcluir

Deixa que digam... Que pensam, que falem... Deixa isso pra lá,vem pra cá,o que é que tem? E eu não tô fazendo nada, nem vc tb... Faz mal bater um papo assim gostoso com alguém?